sexta-feira, 29 de junho de 2012

Jogos Vorazes #1 -- ♥♥♥♥♥

Katniss Everdeen mora no 12° Distrito de Panem, - e por esse ser um livro diferente de todos os que você já leu, a história não se passa com a garota riquinha que mora em Beverly com seus pais, uma Mercedes conversível e um chiuaua magrelo, - já que o distrito 12 é o mais pobre de Panem, país que surge depois da destruição dos Estados Unidos (sim, imagina tudo o que você nunca pode conhecer destruído! Eu sei, melhor fazer uma viagem de 3 anos para os Estado Unidos hoje antes que ele acabe...) e essa nova sociedade, digamos assim, é dividida em 12 distritos, antigamente 13, mas depois da grande guerra o 13 literalmente evaporou do mapa.  
A história toda começa com nossa protagonista, bem diferente das que você costuma ver, forte, durona, garota que se torna o ‘pai da casa’ depois que seu pai morreu em um acidente, tem que cuidar da mãe que está deprê e de sua irmã fofoluxa menorzinha, super indefesa, além de ter que providenciar comida pras 3, o que leva Katniss à caçar ilegalmente nas áreas proibidas. Mas felizmente (ou será que não?) Katy (Vou chamar ela assim) não está sozinha. Ela e seu melhor amigo, Gale caçam juntos  e são super amigos (até demais, pra falar a verdade).
A vida está “ótima” até agora, só que não contei um pequeno detalhe para vcs, meus amigos. Panem é controlata por - hmm, digamos assim – um governo/distrito ditatorial, a famosa, linda, rica e chique (provavelmente o que restou dos EUA) a CAPITAL. E pior ainda, além de os cidadãos da Panem serem controlados pela Capital, todos os anos, eles são submetidos a verem um BBB beeem do mal com 24 adversários. Detalhe: nos jogos vorazes não se ganha 1 milhão de reais, mas sim o direito de continuar a viver, já que seus outros 23 concorrentes estão mortos.  E sim de novo, todas as pessoas têm que assistir aos seus parentes morrerem.
E é ai que as coisas esquentam, no dia da Colheita (o dia quando vão escolher um menino e uma menina de cada distrito para competirem nos jogos), justo o papelzinho da pessoa que não deveria ser escolhida, acaba sendo escolhido no meio de vários outros – incluindo vários de Katniss e Gale-. Primrose, a irmãzinha de katy é a escolhida que terá que ir para os Jogos Vorazes.
Em um ato heroico, Katniss se oferece para ir no lugar de sua irmã (AWWN!), e junto dela, Peeta, o filho lindo do padeiro é escolhido.
Juntos, Katy e Peeta, passam por toda a preparação para os jogos [que eu achei bem legal, o contraste da pobreza do distrito 12 para a Capital, o contraste da Arena, a Katniss ficando linda, sendo entrevistada...] que envolve o treinamento, a “apresentação”, a entrevista, etc.
Chega a hora do grande jogo, “And May The Odds be Ever in You Favor.”


Eu realmente gostei do livro, bem viciante, muito emocionante.  Se eu tivesse que descrevê-lo em uma palavra, com certeza ela seria “diferente”, totalmente diferente de tudo que eu já li. Uma ótima aposta. Meio sangrento, muito fofo e romântico, e apresenta  uma coisa que eu ainda não me decidi se é legal ou não, mas que com certeza é diferente, é que o livro é narrado no presente.






E siim! O livro tem continuação! :D
Em "Em Chamas" (Livro 2), a história é a sucessão dos Jogos Vorazes terem acabado. E... Só lendo para saber. Mas posso adiantar que uma coisa muito inesperada acontecerá.
E em "A Esperança" O terceiro e último, katniss ficará - ainda mais do que já estava em "Em Chamas" - dividida entre seus dois loves. [ VAI #KATEEN!]. Além de estar procurando por três coisas desaparecidas: respostas, justiça e Peeta.







Nenhum comentário:

Postar um comentário